Resumo das Ações do Movimento

O Movimento Pró-Vidas na BR-381 mantém uma constante agenda de reuniões com autoridades estaduais e federais, para manter a mobilização pelas obras de duplicação. Exemplos foram os encontros com os dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para fazer com que as obras continuem rapidamente e com plena qualidade.
As obras avançarão somente com uma mobilização constante da sociedade atingida. Por isso, o Pró-Vidas busca congregar todas as forças políticas, econômicas, culturais e sociais dos municípios, unindo todas as correntes ideológicas. Acima de preferências de pessoas ou grupos, está o interesse maior de Minas Gerais: salvar vidas e transformar a “rodovia da morte” na autoestrada da vida.
Em 13 meses, foram 15 reuniões com autoridades estaduais e federais de diferentes atribuições, quase todas acompanhadas por representantes do Médio Piracicaba, do Vale do Aço e da Grande Belo Horizonte. Houve encontros em Ipatinga e nas capitais mineira e federal, visitando ANTT, DNIT, o Tribunal de contas da União (TCU), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Infraestrutura.
Essas reuniões centraram-se tanto no leilão de concessão quanto nas obras de duplicação em si, principalmente na BR-381, mas também vias que se conectam a ela. Um exemplo ocorreu em 24 de julho de 2023, num encontro sobre a construção do Anel Metropolitano, que começaria por Ravena, distrito pertencente a Sabará. Essa obra desviará boa parte do fluxo que passa pelas rodovias da Grande BH, pois desviaria os veículos que não se destinam à capital.
Todas as reuniões foram importantes, mas uma das mais cruciais ocorreu no dia 10 de abril de 2024, em Ipatinga. Clésio Gonçalves encontrou-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, figura essencial para que a duplicação progrida velozmente. Nesse dia, o ministro anunciou as datas das licitações da dos lotes 8A e 8B e a publicação do edital de concessão, cujo leilão ocorrerá a 29 de agosto.
Outra preocupação do Pró-Vidas é manter a duplicação na memória de todas as comunidades atingidas. Por isso, o movimento recorrentemente aciona os meios de comunicação, mantendo a pauta viva na mente da sociedade, das empresas e principalmente das autoridades responsáveis. A BR-381 é um tema pungente para os mineiros, e necessita ser lembrado constantemente.