Expectativas das Autoridades em relação a Duplicação da BR-381
1. Fabricio Galvão, Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT
Para o Diretor Geral do DNIT, Fabricio Galvão, a duplicação da BR-381/MG vai proporcionar uma melhoria considerável no tráfego de veículos, dando mais fluidez para quem chega em Belo Horizonte por esta rodovia. A duplicação vai melhorar também a segurança viária, diminuindo consideravelmente o número de acidentes de trânsito que ocorrem hoje na rodovia. O diretor considera esta duplicação uma obra fundamental para oferecer conforto e segurança aos usuários que entram e saem de Belo Horizonte pela BR-381/MG.
2. Guilherme Sampaio, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
"Clésio e todos os amigos do Movimento Pró-Vidas, nós temos uma perspectiva muito positiva com relação ao projeto pois nunca visto na administração pública, tanto Federal quanto nos entes subnacionais, esse alinhamento tão fino e sinérgico para um projeto dar certo.
Então, com as diretrizes claras e todo apoio e atuação do Ministério dos Transportes através do Ministro Renan e toda sua equipe da Infra SA. que é a modeladora dos projetos, com os ajustes que foram necessários por parte da Agência Nacional dos Transportes Terrestres e todo nosso time técnico, com o apoio direto do Tribunal de Contas da União para dar celeridade e os ajustes necessários, com a liderança do Ministro Antônio Augusto Anastasia e com o apoio também do Governo do Estado, através da Secretária de Infraestrutura, a Secretaria de Meio Ambiente, uma interlocução próxima com o mercado para ver o que era necessário aperfeiçoar nesse projeto que tem grande risco, e também sempre e de forma primordial estar acompanhando as necessidades e demandas dos cidadãos. Então, a nossa perspectiva é muito positiva com relação ao leilão porque tem uma modelagem moderna, uma modelagem que atende as necessidades dos cidadãos, das empresas, e todos que transitam pela via.
Tem também todos os ajustes que foram realizados em relação as obras, com retirada do ponto mais sensível que são os reassentamentos a serem executados pelo poder público, pelo governo federal com a parceria com os municípios e o estado com destinação de recursos e paralelo a isso os compartilhamentos de riscos necessários que se referem aos riscos geológicos, riscos de demanda e momento econômico da taxa interna de retorno, sendo este projeto o que tem a melhor taxa de retorno entre os projetos Federais.
Enfim, diversos ajustes que foram feitos, 1° precisamos atender o interesse público e paralelo a isso, ter uma atratividade com o privado, então temos visto neste momento de ajuste publicação do edital e acompanhamento que há um olhar bem positivo quanto a esse projeto então nós, do poder público como um todo temos nos imbuído e dedicado todos os esforços e energias para que no dia 29 de agosto a gente possa bater o martelo e estar entregando a primeira parte desse projeto de concessão e entregar o privado para sua exploração que se refere a ampliação de capacidade, duplicações, terceiras vias, terceiras faixas, pontos de ônibus, passarelas, pontos de parada de descanso, pontos de pesagem veicular, dentre outras melhorias.
Além disso, obviamente serviços de guincho, serviços médicos, serviços operacionais que já permite trazer segurança fluidez e maior trafegabilidade trazendo maior atratividade e eficiência para a região. Continuamos trabalhando, continuamos inteiramente a disposição do Movimento Pró-Vidas e trazendo a importância dessa parceria que visa atender no final do dia todos os usuários do Estado de Minas Gerais, meu estado querido, e temos muito que trabalhar e nos dedicar."
3. Renan Filho, Ministro do Ministério dos Transportes do Brasil
O Governo Federal não tem medido esforços para recuperar a qualidade das rodovias brasileiras, investindo em obras públicas e incentivando o aumento da participação da iniciativa privada para incrementar os recursos necessários à modernização da malha rodoviária. Minas Gerais recebeu em 2022, último ano do governo anterior, R$ 226 milhões em investimentos nas rodovias federais que cruzam o estado. Neste ano, serão aplicados mais de R$ 1 bilhão.
Em fevereiro, quando estive em Minas ao lado do presidente Lula, e por sua determinação, destacamos que a melhoria das condições de segurança e trafegabilidade na BR-381/MG é total prioridade para a atual gestão federal. E ali firmamos o compromisso de o DNIT assumir as obras de duplicação de 31,4 quilômetros da BR-381/MG, no trecho que vai da capital Belo Horizonte a Caeté, na região metropolitana.
Desde então, temos dado firmes provas de avanço em tal compromisso. Exatos dois meses após esse anúncio, retornei ao estado e, em Timóteo, inspecionei as obras já iniciadas de manutenção a serem executadas entre o município e Ipatinga, incluso nos quatro contratos de manutenção que temos vigente para toda a rodovia, os quais somam R$ 55,4 milhões. Um trabalho necessário e preliminar à duplicação da rodovia, de BH a Caeté.
Já em maio, lançamos o edital que permite a elaboração do projeto e a execução das obras de duplicação no chamado lote 8A, com restauração e melhoramentos da via, somando quase R$ 400 milhões em investimentos. E o DNIT prepara os estudos para elaboração do edital do lote 8B, os quais definirão as diretrizes e ações relacionadas ao reassentamento das famílias que ocupam hoje a faixa de domínio da rodovia. Paralelamente às obras do DNIT, avançamos no ajuste da proposta de concessão da BR-381/MG, lançando novo edital, após o aval do Tribunal de Contas da União. O leilão está marcado para 29 de agosto, o que vai assegurar a injeção de R$ 9 bilhões para elevar a capacidade e melhorar os níveis de serviço e segurança. Isso desde a capital Belo Horizonte até Governador Valadares.
Por fim, agora no último dia 11 de junho, apresentamos ao governador Romeu Zema e equipe a proposta de otimização contratual da concessão da BR-381/MG/SP, a Fernão Dias. Uma medida necessária à retomada imediata da execução de obras em concessões com contratos antigos, obras paralisadas e obrigações suspensas que são ou podem se tornar alvo de relicitação, possibilitando investimento de R$ 15 bilhões na BR-381, sendo R$ 3 bilhões até 2026. Isso significa que a estrada terá uma melhoria imediata.
Sem esquecer de investimentos em outras rodovias do estado, como a BR-116, para qual também temos melhorias previstas e já anunciadas, quero reiterar a todos os parceiros do Movimento Pró-Vidas da BR-381, que estamos cumprindo a determinação do presidente Lula e o compromisso que assumimos com o povo de Minas Gerais, de não medir esforços para transformar a chamada “Rodovia da Morte” em verdadeira Rodovia da Vida, e de elevar a qualidade de toda a malha rodoviária federal que corta o território mineiro.
4. Pedro Bruno, Secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais - SEINFRA
A "Minha expectativa em relação ao leilão da concessão da 381 são as melhores possíveis. Estou muito otimista que o leilão vai dar certo e esses investimentos são aguardados há décadas por todos nós mineiros
Sobre o rodoanel metropolitano, trata-se da maior obra de mobilidade urbana da história da região metropolitana de Belo Horizonte. Projeto vem avançando a passos largos e a nossa expectativa é iniciar as obras em junho de 2025 a partir de Ravena (Sabará), beneficiando diretamente os usuários atuais da 381"
5. Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil
"O presidente Lula deixou claro que a rodovia é prioridade em seu governo. Prometeu isso al mesmo no Vale do Aço, em Ipatinga, durante a campanha. Como sabem, conheço bem a região e pude ajudar no início do processo de duplicação com a realização de grandes investimentos. E, agora, novamente integrando o Governo Federal, tenho me empenhado junto aus demais colegas ministros e ao Governo para que essa duplicação, enfim, saia do papel.
E estamos dando todos os sinais possíveis deste trabalho, liberamos, recentemente, RS 80 milhões para a manutenção da rodovia. E, agora, temos um projeto de concessão inovador e atrativo. Desta vez, as obras entre Belo Horizonte e Caeté serão executadas pelo DNIT, processo este que já está encaminhado, inclusive.
O leilão está marcado para o dia 29 de agosto e vai garantir R$ 9 bilhões em investimentos. Por tucio isso, temos a melhor expectativa possivel de sucesso. Minas Gerais e, em especial, o Vale do Açu merecem esta rodovia duplicado, que vai garantir segurança e desenvolvimento para toda a região."
6. Ailton Guimarães, Prefeito de Nova União e Presidente da AMEPI
Com a duplicação da BR-381, nossa principal expectativa reside na preservação de vidas e na redução dos acidentes que, infelizmente, têm assolado essa importante via.
A ampliação da capacidade da rodovia não apenas proporcionará um deslocamento mais seguro para os usuários, mas também contribuirá significativamente para a redução do tempo de viagem com estradas mais seguras e eficientes, podemos esperar uma diminuição nos índices de acidentes, salvaguardando não só vidas, mas também a saúde emocional das familias afetadas Além disso, a duplicação da BR-381 promete impulsionar o desenvolvimento econômico de toda a região que circunda a rodovia.
Os municípios que compõem a AMEPI serão os principais beneficiários desse progresso, já que terão uma infraestrutura rodoviária melhorada para escoar sua produção e atrair novos investimentos com estradas mais seguras e eficientes, o fluxo de pessoas e mercadorias será facilitado, estimulando o comércio local e fortalecendo a economia regional. "Portanto, aguardamos ansiosamente os desdobramentos da duplicação da BR-381, confiantes de que trará não apenas um aumento na segurança viária, mas também um impulso significativo para o desenvolvimento econômico e social de toda a região".