Localização estratégica

Entre João Monlevade e Betim, a BR-381 se une à BR-262, outra importante via que se estende entre Vitória e Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia. Essa é outra via de crucial importância, unindo o coração econômico brasileiro às férteis lavouras do Centro-Oeste, ao Pantanal e aos países vizinhos, permitindo o acesso até a Santa Cruz de la Sierra, a maior cidade boliviana.
Localizada no centro populacional do Brasil, a BR-262 ajuda a unir o Brasil, conectando o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste. Por ela, é possível chegar à Bahia, a Goiás, a Brasília, a São Paulo, ao Paraná e ao Mato Grosso. A rodovia também serve como ponte entre diferentes regiões da América do Sul, pois liga os oceanos Atlântico e Pacífico.
A BR-381 é um corredor vital para o trânsito das pessoas e o escoamento de mercadorias em todo o Brasil. As rodovias com que cruza permitem chegar a todas as regiões do país, permitindo aceder ao centro-sul, ao Nordeste, ao Centro-Oeste e até à região Norte brasileira, onde fica a floresta amazônica.