A História da BR-381

A BR-381 foi construída na década de 1950, época de grande desenvolvimento industrial e do nascimento da indústria nacional de automóveis. A nova rodovia, que substituía as precárias estradas então existentes, unia São Paulo, a jovem capital mineira, as ascendentes áreas de mineração e siderurgia do Médio Piracicaba e do Vale do Aço, e o litoral norte capixaba.
A rodovia possui, ao todo, 1.179 quilômetros, nascendo em São Mateus (ES) e chegando à capital paulista. Ela liga importantes centros econômicos e industriais, e serve como um vital corredor de integração entre as regiões Nordeste e Sudeste.
Na época de sua construção, a rodovia atendia à crescente indústria do centro-leste mineiro. A Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (CSBM) surgiu em 1935, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) foi fundada em 1942, e os Aços Especiais Itabira (Acesita), em 1944. A estrada potencializou esse crescimento, com a criação das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) em 1956 e a Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra), em 1973.