Reunião no Ministério Dos Transportes em Dezembro de 2023

Reunião no Ministério Dos Transportes em Dezembro de 2023
Clésio Gonçalves, George Santoro, Wander Borges, Nozinho Barcelos e Ailton Guimarães.

12 de dezembro de 2023 em Brasília

AÇÃO

O Movimento Pró-Vidas da BR-381 esteve em Brasília em dezembro de 2023, quando, através de cartas assinadas de 28 Prefeitos, 28 Presidente de Câmaras, 3 Associações de Município e 15 Entidades Empresariais do Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Médio Piracicaba e Grande BH, com dois objetivos, 1° Solicitar ao Ministro Renan Filho  que o DNIT fizesse as obras do chamado “gargalo” da saída de Belo Horizonte, e 2° que em conjunto com a ANTT e TCU fizessem estudos para que realizassem alterações no edital de concessão, que por 3 vezes não haviam aparecido empresas interessadas.

RESULTADOS OBTIDOS

Em janeiro o Ministério nos comunicou que determinou ao DNIT que fizessem o estudo sobre o que poderia ser feito. Em fevereiro foi anunciado pelo Ministro Renan filho, que os lotes 8A e 8B seriam assumidos pelo DNIT e sairiam da concessão da BR, passando a ser de Caeté a Governador Valadares. Ficou acertado com os representantes do Ministério dos Transportes, ANTT e TCU iriam manter contato para fazer ajustes no edital, que pudessem atrair investidores.

PARTICIPANTES

George Santoro Secretário Executivo do Ministério, Viviane Esse Secretária Nacional de Transportes Rodoviários, Cloves Benevides Subsecretário de sustentabilidade, Coordenador do Movimento Clésio Gonçalves, Prefeito de Sabará Wander Borges, Prefeito de Nova União e Vice-Presidente da AMEPI Ailton Guimarães e Prefeito de São Gonçalo do Rio abaixo Nozinho Barcelos.