Potencial turístico

Potencial turístico

A BR-381 cruza uma região com vários atrativos turísticos. Belo Horizonte abriga o Palácio das Artes, a praça da Liberdade, os parques Municipal e da Pampulha, e os museus Mineiro, Abílio Barreto, da Moda, da Pampulha, de Artes e Ofícios e muitos outros. No entorno da cidade, fica o Aeroporto Internacional de Confins, a principal porta de entrada para a cidade. 

As cidades de Sabará e Santa Luzia abrigam importantes exemplares da tradicional arquitetura barroca mineira, assim como Caeté, onde fica o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, na serra da Piedade. Em Santa Bárbara e Catas Altas, fica o Santuário do Caraça, preciosidade do turismo natural, cultural e religioso. 

Várias cidades do entorno abrigam locais de turismo religioso. Barão de Cocais mantém o Santuário São João Batista, que conserva trabalhos do mestre Aleijadinho. Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Catas Altas, São Domingos do Prata, Dom Silvério, São José do Goiabal, Coronel Fabriciano, Timóteo e Governador Valadares possuem igrejas de grande importância arquitetônica e cultural. Esse também é o caso de Bom Jesus do Amparo, a terra natal do cardeal Dom Carlos Carmelo Mota. 

Em Itabira, nasceram o historiador João Camilo de Oliveira Torres e o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas mais importante da Língua Portuguesa. A cidade também abriga o Museu do Tropeiro, que guarda a cultura dos pais da civilização mineira. Já em Santa Bárbara, nasceu o ex-governador e ex-presidente da república Afonso Pena. 

A região também possui festas badaladas, como o Torneio Leiteiro de Santa Bárbara e o Festival do Vinho de Catas Altas. Várias cidades no entorno da estrada possuem Cavalgadas, e muitas organizam essa festividade até nos distritos e bairros. Dona do pico do Ibituruna, Governador Valadares é referência internacional em voo livre, já havendo sediado vários campeonatos da modalidade. 

Além do Caraça, a região ainda possui o Parque Estadual do Rio Doce, com mais de 35 mil hectares, entre Marliéria, Timóteo e Dionísio. Já entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara, está o Parque Ecológico do Peti, com uma ampla represa. A região ainda conta com parques urbanos, como a Mata do Intelecto, em Itabira, e o Parque Ipanema, em Ipatinga. Em praticamente todos os municípios, existem lindas cachoeiras e lagoas.