DUPLICAÇÃO DA BR-381 GANHA IMPULSO EM 2024 COM CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO PRÓ-VIDAS

DUPLICAÇÃO DA BR-381 GANHA IMPULSO EM 2024 COM CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO PRÓ-VIDAS

Foram realizadas 14 ações estratégicas em 2024 visando a concessão da BR-381, que está mais próxima de se tornar uma rodovia segura.

O MOVIMENTO PRÓ-VIDAS DA BR-381 realiza ações importantes desde 2022 e celebra em 2024 um avanço histórico. Após 11 anos e 3 tentativas de leilão mal sucedidas e sem empresas interessadas, o Movimento atuou junto ao Governo Federal para avançar na concessão da rodovia BR-381, trazendo esperança para a região.

Uma das principais ações foi a articulação da Carta Aberta endereçada ao Ministério dos Transportes, ANTT e TCU. A Carta solicitou que os 3 órgãos fizessem alterações no edital de concessão da BR-381, para que fosse mais atrativo e interessante para as empresas. Na mesma época, o MOVIMENTO PRÓ-VIDAS articulou outra Carta Aberta, desta vez, destinada ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando que ele determinasse que o DNIT fizesse ações no “gargalo” da saída e chegada de Belo Horizonte. O objetivo foi buscar soluções para a situação insustentável do gargalo da capital mineira. 
Os dois documentos foram assinados por 28 Prefeitos, 28 presidentes de Câmaras Municipais, 15 entidades empresariais, 3 Associações de Municípios, FIEMG Regional Vale do Aço e SETCEMG. Ainda em 2023, o MOVIMENTO PRÓ-VIDAS reuniu-se em Brasília com os representantes do Ministério dos Transportes, ANTT e TCU para tratar do assunto. 

Para nossa satisfação, em fevereiro o Ministro anunciou a mudança no edital, que passou a concessão ser de Caeté a Governador Valadares (antes em Belo Horizonte/Governador Valadares) e determinou que as obras de duplicação de Caeté/Belo Horizonte fossem assumidas pelo DNIT, que dividiu o trecho em dois lotes, 8A (Caeté/Ravena), que já está com empresa contratada e 8B (Ravena/Belo Horizonte) que se encontra em fase final de contratação.

TROFÉU TRANKILIN

Além das ações citadas, o MOVIMENTO PRÓ-VIDAS DA BR-381 criou o Troféu Mascote Trankilin, que é entregue a pessoas ou empresas que, de forma direta ou indireta, trabalharam para que os usuários da rodovia possam estar viajando “trankilin” pela BR-381. São duas categorias, Ouro e Prata, de acordo com a relevância das ações. O troféu terá edição anual, sendo que aquele que recebe em um ano o Trankilin Prata, caso seja escolhido novamente no ano seguinte, automaticamente fará jus ao Trankilin Ouro. O objetivo da entrega do troféu é incentivar as diversas pessoas, autoridades e empresas, a sempre estarem atuando pela duplicação e melhorias na rodovia. Confira quem são os ganhadores do troféu Trankilin de 2024:

Troféu Mascote Trankilin 381 OURO - Edição 2024

Renan Filho – Ministro dos Transportes do Brasil
Antônio Augusto Anastasia – Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU
Guilherme Sampaio – Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Troféu Mascote Trankilin 381 PRATA - Edição 2024

Alexandre Silveira – Ministro de Minas e Energia do Brasil
Pedro Bruno – Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias – SEINFRA
Fabrício Galvão – Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –
DNIT
Antônio Gabriel – Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT

FILOSOFIAS DO MOVIMENTO PRÓ-VIDAS FORAM FUNDAMENTAIS

Para que os avanços continuem acontecendo, as filosofias de atuação do Movimento Pró Vidas são fundamentais. São elas:

● União de todos; como órgãos públicos, entidades e usuários da rodovia, para ações conjuntas e não isoladas.
● Agir no lugar certo, na hora certa com as pessoas certas; para acompanhar todas as ações necessárias, com o objetivo de não haver paralisações em nenhum momento.
● Atuação direta; até que 100% da rodovia BR-381 seja duplicada e transformada em rodovia da vida.

O Movimento Pró Vidas da BR-381 é uma mobilização informal que foi criada em 2022, idealizado e coordenado por Clésio Oliveira Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade. É composto por lideranças do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Médio Piracicaba e Grande BH. O Movimento tem contado também com a participação da AMEPI, FIEMG Regional Vale do Aço, SETCEMG, Sindicato Metabase e mais recentemente pelo CREA-MG.

OS ATUAIS LÍDERES QUE COMPÕEM O MOVIMENTO SÃO:

• Clésio Oliveira Gonçalves - Coordenador do Movimento

• Ailton Guimarães Rosa - Prefeito Municipal de Nova União / Presidente da AMEPI

• João Batista Alves - Vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço

• Douglas Willkys Alves - Prefeito Municipal de Timóteo / Representante do Vale do Aço

• Wander Borges - Prefeito Municipal de Sabará / Representante da Grande BH

• Dr. Laércio Ribeiro - Prefeito Municipal de João Monlevade / Fundador do Movimento

• Marco Antônio Lage - Prefeito Municipal de Itabira / Ex-presidente da AMEPI

• André Merlo - Prefeito Municipal de Governador Valadares / Representante do Vale do Rio Doce

• Marcos Gervásio - Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA/MG

• Antônio Luís da Silva Junior - Presidente do Sindicato SETCEMG / Rep. Setor de Transportes

• André Viana - Presidente do Sindicato Metabase / Representante dos Trabalhadores


OUTRAS AÇÕES DO MOVIMENTO PRÓ-VIDAS EM 2024

Além das ações já mencionadas, o Movimento Pró Vidas da BR-381 realizou diversas outras iniciativas ao longo de 2024, com o objetivo de acelerar a duplicação da rodovia. Entre elas, destacam-se:

- Reunião com o Diretor Geral do DNIT, Fabrício Galvão para que fossem feitas ações paliativas no “gargalo” da saída de Belo Horizonte.

- Articulação de carta aberta aos prefeitos de Belo Horizonte, Santa Luzia e Sabará, solicitando empenho para que ajudem no reassentamento das famílias que moram às margens da BR-381 na saída da capital mineira. Também foi realizada reunião com o Juiz Federal Cláudio Pina, para conhecer a tramitação dos processos de reassentamentos das famílias.

- Atuação junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias - Pedro Bruno, e junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e FEAM, para agilizar a liberação da Licença de Instalação das obras de duplicação da BR-381.

- Fez manifesto para não haver corte no orçamento

- Atuou junto ao Diretor Geral do DER, para solicitar melhorias nas rodovias estaduais que servem de alternativas à BR-381.

- Reuniu-se com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal para verificar formas de melhorar o fluxo de veículos na saída da capital.

- Promoveu, em parceria com o SETCEMG em Belo Horizonte, o “BR-381 Corredor Estratégico do Brasil”, que teve palestra do Diretor da ANTT Guilherme Sampaio, onde falou como seria a concessão da rodovia.

- Atuou, junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias - Pedro Bruno, para que as obras do Anel Metropolitano de Belo Horizonte começassem pela BR-381, próximo ao trevo de Ravena, com isso o usuário da BR teria mais uma opção de chegada na Capital a partir do trevo de Ravena (pela 381 ou pelo Anel Metropolitano).

- Atuou, junto ao superintendente do DNIT Antônio Gabriel e assessores, para solicitar ações paliativas no Gargalo da Saída da Capital e saber como o MOVIMENTO poderia apoiar as ações necessárias ao reassentamento de famílias residentes as margens da BR.

- Reuniu-se com o Juiz Federal Cláudio Pina para conhecer a tramitação dos processos de reassentamentos das famílias as margens da rodovia.

- Encontrou-se com o Governador Romeu Zema na inauguração da ALMG-760, em que foi solicitado agilizar o projeto e, posteriormente, asfaltar o chamado “contorno de Timóteo”, que vai ligar a BR-381 a BR-262, constituindo assim uma excelente alternativa no caso de paralisações da BR-381 entre Timóteo e Nova Era.

- Reuniu-se com o presidente do CREA-MG, Marcos Gervásio, que se colocou à disposição para participar do MOVIMENTO PRÓ-VIDAS.

- Reuniu-se com o Diretor Presidente da Nova 381 (nome da concessionária da BR) Marcelo Boaventura, para dar boas-vindas, colocar o MOVIMENTO à disposição para ações de interlocução com a comunidade e solicitar que, nas compras de materiais contratação de mão de obra, se prestigiem empresas e profissionais das cidades no entorno da rodovia.

- Fez levantamento dos pontos mais críticos da BR para entregar para o Gerente de Operações da Nova 381, Diego Dutra, para serem priorizadas nos 100 primeiros dias após assinatura do contrato.

AÇÕES PARA 2025 E PRÓXIMOS ANOS

- Trabalhar para mais ações paliativas no “gargalo” da saída de Belo Horizonte

- Acompanhar o orçamento do DNIT e eventualmente atuar para suplementa-lo se for necessário

- Criar a Rede 381

- Promover evento para apresentar as oportunidades de negocio para fornecedores de materiais, serviços e profissionais para prestar serviços à concessionária

- Acompanhar a evolução das obras na concessão, e nos lotes 8A e 8B 

- Acompanhar a elaboração do projeto da chamada Variante Santa Bárbara 

- Manter o site e jornal com informações sobre a obras, paralisações e etc.

- Intermediar ações que evolvam mais de um órgão (DNIT, ANTT, PRF, DER, etc.) 

- Atuar junto aos prefeitos de Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia nas ações de desapropriações e reassentamentos

- Promover encontros com transportadoras, secretaria de saúde (ambulâncias e ônibus que se dirigem para a capital) para procurar amenizar os transtornos no período de obras.